Por: Larissa Andrade
Durante a realização da 1ª Mostra Cultural da Diversidade, promovida pelo Matizes, será lançada a obra literária “Primeiro Livro das Diferenças: de famílias e bando” do escritor, professor e publicitário Flavio Brebis. O Lançamento ocorrerá dia 05 de março às 18h30min na Galeria do Complexo Cultural Clube dos Diários.
A marca distintiva da narrativa de Flavio Brebis está em abordar com sutileza e sensibilidade a Diversidade Sexual a partir do olhar de um personagem (um leãozinho) que ‘assume’ sua diferença como forma gratificante de ser e estar no mundo.
Para Herbert Medeiros, educador e ativista do Matizes, o lançamento de um livro com uma abordagem literária sobre o respeito às diferenças é oportuno, pois preenche uma lacuna no mercado editorial voltado à publicação de narrativas infanto-juvenis com enfoque na promoção da Diversidade Sexual. “Nossos livros didáticos e paradidáticos ainda silenciam quando o assunto diz respeito a expressão dos desejos, vivencias e valores de pessoas homossexuais na realidade sociocultural. É preciso reverter este quadro para que o conjunto dos profissionais do sistema escolar interajam positivamente com as homossexualidades”, analisa o ativista do Matizes.
O autor da obra infanto-juvenil é piauiense, mas reside em Brasília há mais de 12 anos, atuando nas áreas de educação, publicidade e Direitos Humanos. É um dos fundadores da ONG ‘Instituto Ser Diferente é Ser Legal’ (ISDEL) com sede e atuação na capital federal.
A ONG na qual atua Flavio Brebis tem como foco de ação formar no universo infanto-juvenil o espírito de cidadania e respeito às Diferenças em todas as suas dimensões (cultural, religioso, sexual, social, linguístico e étnico).
Mais informações:
Herbert Medeiros - 9978-0195
Marinalva Santana - 8805-3373/9991-3782
(04/03/2010, às 17:05:59)
Por Larissa Andrade
Especial para o Acessepiauí
A luta em defesa dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros, ganha força em Teresina com eventos que abordam o homossexual enquanto sujeito social de direitos.
Nos dias 05, 06 e 07 de março, ocorre o 3º Encontro Piauiense de Mulheres Lésbicas e Bissexuais, realizado pelo Grupo Matizes e a Liga Brasileira de Lésbicas – LBL. Com o sentido de discutir o assunto polêmico e sensibilizar a sociedade em prol de ações afirmativas e políticas públicas, desconstruindo estereótipos.
O evento traz uma ampla grade de programação com exposições de fotografias, palestras, oficinas, shows e mostra de filmes com a temática LGBT.
Para enriquecer o debate foram convidadas palestrantes de São Paulo e Santa Catarina, membros do Conselho Nacional de Saúde e da LBL, para ministrar oficinas e palestras sobre mulher na mídia e direitos humanos.
“Estamos esperando mulheres de vários municípios piauienses. Planejamos a participação de 40 pessoas, mas já temos mais inscrições que isso”, conta animado Herbert Medeiros, coordenador de imprensa do Matizes.
No dia 6 de março ocorre a esperada festa “Eu gosto de ser mulher”, com uma imagem de divulgação que levantou polêmica nos últimos dias. Um coração atravessado por uma flecha e o órgão sexual feminino com as cores da diversidade.
“Acabou virando algo polêmico, mas isso tudo é desnecessário. Acho essa reação machista, pois a mulher é vista como produto e todo mundo acha normal, mas só porque a imagem diz respeito a lésbicas, as pessoas ficam chocadas” diz Herbert.
“A polêmica ajudou a promover a festa. Achei uma maravilha” diz com tranqüilidade Marinalva Santana, coordenadora do Matizes.
A imagem é coerente com o que a festa propõe, chocar a população para as causas homossexuais.
O Grupo Matizes ousa mais uma vez realizando a festa em um lugar inusitado, “Eu gosto de ser mulher” acontece no espaço Lagoinha da Mãe Alda, um cabaré de Teresina. A expectativa é de lotar o ambiente com cerca de 200 pessoas.
MAIS
Paralelo ao 3º Encontro Piauiense de Mulheres Lésbicas e Bissexuais, o grupo Matizes realiza 1ª Mostra Cultural da Diversidade, que acontecerá de 05 a 07 de março, no Complexo Cultural Clube dos Diários.
Com o lançamento do "Primeiro livro das diferenças: de famílias e bandos", escrito pelo brasiliense, nascido no Piauí, Flavio Brebis.
Além do show “Divas” que vai premiar, com troféus simbólicos, mulheres de destaque do Piauí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário